Nosso Trabalho
LAR COLMEIA: TRANSFORMANDO VIDAS
Com objetivo de acolher e transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social criou-se o Lar Colmeia, também chamado no exterior de Chain of Love. A instituição possui Casas-Lares na cidade de Campo Bom e Novo Hamburgo/RS.
As Casas-Lares recebem crianças e adolescentes (zero a dezoito anos incompletos) encaminhadas pelo Poder Judiciário (Medida de Proteção). Que já tenham sido esgotadas toda e qualquer alternativa de acolhimento na família biológica e/ou extensa. A instituição oferece um convívio familiar onde a cuidadora residente/mãe social se dedica integralmente ao cuidado e proteção das crianças e adolescentes acolhidos na Casa-Lar.
Outra modalidade que a instituição oferece é a República (Casa de Transição) que acolhe jovens de ambos o sexo a partir dos 18 anos que estiveram acolhidos nas Casas-Lares do Lar Colmeia. A República contempla jovens que necessitam de mais um período de apoio na continuidade da construção de sua autonomia e independência financeira.
*A Casa de Transição, como o nome já diz, é um período de transição da adolescência para a entrada na vida adulta - maioridade, sabemos que esta etapa da vida de um acolhido é marcado por uma instabilidade emocional e biológica, e além de ter que sair da sair da Casa Lar que fazia parte e ingressar em outro espaço que exigirá maior responsabilidade e maturidade. Muitos ainda precisam concluir os estudos e se estabilizar financeiramente e profissionalmente para que possam gerir sua vida de maneira mais autônoma. Neste sentido, a equipe técnica (psicóloga e assistente social) serve de suporte na promoção da autoestima e plataforma no acesso do (a) jovem à sociedade.
São atendidos diariamente em torno de 110 crianças, adolescentes e jovens, sendo 70 na unidade de Campo Bom e 40 nas unidades de Novo Hamburgo. Mensalmente são oferecidas mais de 14 mil refeições.
A instituição preza para que o acolhido tenha uma adaptação menos sofrida, respeitando sua história pregressa e proporcionando uma acolhida afetiva com escuta sensível e singular pelos técnicos (psicólogo e assistente social) que trabalham no Lar.
Além da alimentação, os acolhidos recebem cuidados de higiene, material escolar, roupas, calçados e medicação, quando necessário. Também recebem apoio emocional, através de atendimento psicológico, neurológico e psiquiátrico e apoio educacional, através das tarefas escolares, reuniões e acompanhamento dos acolhidos nas escolas municipais e estaduais emque estão matriculados. Cuidados com a saúde física e odontológica, atendimento psicossocial, apoio psicopedagógico e espiritual.
Somos gratos a Deus pelos 26 anos de existência do Lar Colmeia. Gratos pelas vidas que nos foram confiadas e pela vida dos apoiadores: parceiros, padrinhos, amigos e voluntários. Pela parceria com diversas prefeituras, instituições religiosas, clubes e serviços, empresas e comunidade em geral. Este trabalho transformou muitas vidas através do afeto, empatia e dedicação das cuidadoras residentes/mães sociais e demais funcionários.
“enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”. Colossenses 2.7
Crianças/Jovens Atendidos
Casas Lares Atuantes
Refeições Servidas / mês
horas / dia
de Muito Trabalho
e Muito Amor
Sobre Nós
Quando a dor se transforma em esperança: como tudo começou
Relato da mentora do Lar Colmeia - Jerilyn Bayer
“Ninguém sabia o nome dele, mas todos o chamavam de Ferrugem por causa do cabelo ruivo. Ele andava sempre sujo, chapado e cheirava cola. Quando ele tinha fome, chegava na Igreja Batista Boas Novas e uma senhora que vivia nos fundos, sempre dava algo para ele comer. Ela sempre oferecia um banho, um convite para ficar e participar do culto.
Numa noite, celebramos os 15 anos de uma das nossas jovens e no final da festa quando começamos a limpeza, o Ferrugem apareceu como sempre - sujo, chapado e com muita fome. Uma senhora encheu um prato de salgados e doces e entregou para o Ferrugem. Ele sentou e começou a comer, se deliciando de tudo, observando todos guardando cadeiras, desmontando mesas e varrendo.
Todos estavam com pressa, pois já era tarde. No entanto, “Ferrugem” não estava com pressa. Finalmente o Pastor Leonardo falou: “Ferrugem precisamos fechar a Igreja agora e você precisa sair.” Lentamente ele saiu da porta e foi para o portão. O Pastor disse: - “Você precisa sair do pátio para a gente trancar o portão.” Ferrugem ficou parado na calçada no escuro e começou a chover forte. Todas as pessoas da festa foram embora.
Quando nossa família entrou na Kombi , minha filha perguntou: - “Onde o Ferrugem vai dormir hoje a noite? Esta chovendo e ele esta ficando encharcado!”. Eu respondi- “Não sabemos, mas ele vai achar um lugar para ficar”.
No dia seguinte, quando lemos o Jornal NH ficamos chocados! Na noite anterior, Ferrugem levou um tiro e morreu. Ficamos arrasados! Quase todos os dias víamos notícias de crianças sendo mortas, mas até este momento só eram estatísticas, parte do nosso mundo caído. No entanto, quando a morte violenta veio a um conhecido, começamos a nos questionar: - “Que tipo de Cristão somos? Sabíamos que ele não tinha um lugar para ficar. Sabíamos que ele passaria a noite na rua”. O pessoal da Igreja também se questionou:- “Como foi que todos fomos para nossas casas confortáveis e deixamos Ferrugem só? Deveríamos ter levado ele para nossas casas, assim ele não teria morrido! Cadê o nosso amor?”
Chegou o momento de uma decisão. Deus nos mostrou um problema. Podíamos aceitar o desafio ou ignorá-lo. Se ignorássemos, enfrentaríamos consequências dolorosas. O desafio foi aceito e o Lar Colmeia foi criado para acolher criancas como o “Ferrugem”.
Homenagem ao Amilton Renato Ternus “Ferrugem” – 1979 – 1993
Linha do Tempo
Conheça um pouco de nossa história
-
2019
Expansão do trabalho em Novo Hamburgo, com a implantação do Centro Técnico das Casas Lares em Novo Hamburgo. Este ano são inauguradas as Casas-Lares NH3 e NH4.
-
2018
25 anos da Instituição Lar Colmeia – Comemorado com um culto festivo para celebrar o trabalho, amor, cuidado e comprometimento com as crianças e adolescentes. O evento contou com a presença dos colaboradores da instituição (padrinhos nacionais e internacionais, igrejas, clubes, serviços, empresas e parceiros voluntários).
-
2016-2017
Reordenamento do Serviço - Marco Regulatório e Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento.
2016 – Ampliação do Serviço - abertura de uma unidade Casa Lar NH1 (filial) em Novo Hamburgo/ RS.
Março/2016 - Implantação da Casa Lar NH1.
Agosto/2017 - Implantação da Casa Lar NH2. Neste mesmo ano foi criado o novo Estatuto Social e o Lar Colmeia aumentou significativamente o quadro de funcionários (equipe técnica e apoio operacional).
-
2013
Ampliação dos trabalhos realizados em rede (Escolas municipais e estaduais, Conselhos de Direito, Fórum das Instituições de Acolhimento, entre outros). Neste ano criou-se o evento Chá de Mel. Este encontro acontece anualmente, a fim de aproximar a escola da instituição para sensibilizar da necessidade de um olhar inclusivo, empático para com os acolhidos no processo da aprendizagem.
-
2011-2012
2011 – Início das parcerias com as Prefeituras através de Convênio (Termo de Colaboração).
2012 – Criação do Projeto Apadrinhamento Afetivo – Projeto CONVIVER. Neste mesmo ano as audiências passam a ser no espaço de acolhimento, a fim de dar maior agilidade nos processos judiciais.
-
2005
A equipe técnica do Lar Colmeia formada por psicóloga, assistente social e pedagoga cria o Projeto Família Forte. O trabalho nasce para capacitar os pais sociais/ cuidadores residentes para que estejam melhor preparados para atender as demandas das crianças e adolescentes acolhidos.
-
2002- 2004
2002 – Criação da horta comunitária com estufa, a fim de proporcionar uma alimentação saudável. Após início da construção do Centro Técnico de Campo Bom.
2004 – Implantação do Projeto Nenhuma Criança Sem Processo através do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Campo Bom, com o objetivo de formalizar a existência processual de cada acolhido. Verificar também a situação familiar e novas possibilidades. Neste mesmo ano a instituição foi inscrita nos Conselhos de Direito (COMAS e CMDCA) de Campo Bom.
-
1999-2000
1999 – Inauguração da 3ª Casa-Lar e construção da pracinha.
2000 – Inauguração da 4ª e 5ª Casa-Lar. Construção de mais 4 casas.
-
1997-1998
1997 - Construção do ginásio de esportes. Após início da construção da 3ª Casa -Lar.
-
1994-1995
1994 - Começo da construção da 1ª Casa-Lar em Campo Bom.
1995 - Inauguração da 1ª Casa-Lar. Após início da construção da 2º Casa -Lar.
Depoimentos
Acolhida F.S.
15
"Um dia pretendo ser Designer de Moda para mostrar o meu estilo para todos, mostrando as diferenças e os gêneros.
A forma como me expresso me identifico através das minhas roupas. Desde criança a minha vida quis trabalhar com moda porque estar no estilo é vida."
Acolhida E.C.
16
"Sonho em ser dançarina. Gosto muito de dançar diferentes estilos. É uma paixão tão grande que não consigo imaginar fazendo outra coisa.
Na disciplina de Educação Física na escola nós fizemos coreografias e adoro fazer isso. Daí comecei a ver vídeos, assistir séries e fui inspirada pelo BTS."
Acolhida Y.S.
13
"Meu maior sonho é ser veterinária para ajudar os animais que ficam sofrendo e ficam passando frio na rua. Quero ser protetora e cuidar deles."
Acolhido C.B.
16
“Faço inglês há 4 anos e sei falar fluente, então sonho ser professor de inglês. O que me motivou a estudar foi que muitos americanos vieram conhecer o Lar, se sentiam perdidos, pois tinham poucas pessoas que falavam inglês e sempre quis ajudar e me comunicar com eles. Por isso, quero ser professor de inglês e ensinar essa língua para outras pessoas que ainda não sabem e também viajar e conhecer o mundo”.
*Os nomes dos acolhidos foram identificados apenas com as iniciais, a fim de proteger a identidade.
Talentos que Transformam
CARINA, 13 anos
Os 10 Mandamentos do Lar
JÉSSICA, 8 anos
Quadros “A com Cabelo”, “Mão do Macaco” e “Borboletas”
Missão, Visão e Valores
Quando sabemos onde queremos chegar, entende-se o princípio e o propósito de nosso trabalho e todo o crescimento ao longo desses 26 anos, engajando a comunidade, parceiros e colaboradores.
Nossa razão de ser, conheça nossa MISSÃO
Oferecer função PROTETIVA e GARANTIA DE DIREITOS às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do atendimento na modalidade de Casas-Lares tendo AMBIENTE ACOLHEDOR e CUIDADO INTEGRAL.
Nosso sonho, veja nossa VISÃO
Ser REFERÊNCIA no serviço de ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL para crianças e adolescentes. CAPACITAR CONTINUAMENTE seus trabalhadores (equipe de gestão e apoio técnico operacional), além de MULTIPLICAR O CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIA com outras instituições. Também buscamos a autossustentabilidade.
Nossos VALORES são fundamentais para o nosso trabalho
Amor, Empatia, Espiritualidade, Transparência e Integridade.
ESPIRITUALIDADE
O Lar Colmeia é uma instituição fundamentada em preceitos bíblicos cristãos que norteiam o cuidado com as crianças e adolescentes em todas as faixas etárias. Sendo oferecido momentos de Capelania, através de cultos, estudos bíblicos, discipulados para aqueles que expressam o desejo de conhecer sobre Deus. A liderança do Lar Colmeia tem se inspirado em textos bíblicos como:
“Então, disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Mateus 19.14
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”. Provérbios 22.6
“Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”.
I Coríntios 13.7
“Tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Colossenses 3.23
Nossa base de fé tem sido nossa fonte de inspiração, motivação, amor e esperança para cumprir nossa missão no cuidado com o próximo. Acreditamos que Deus e seu Reino estão a frente de nossas decisões e no controle do Lar Colmeia.
Nosso coração transborda de alegria e gratidão pelas vidas que todos estes anos têm feito parte desta grande família: às crianças e adolescentes que Deus confiou a nós para partilharem suas vidas num aprendizado recíproco e aceitação mútua; às cuidadoras residentes/mães sociais e suas auxiliares que com tanto amor e dedicação cuidam das crianças e adolescentes e da Casa Lar; as equipes técnicas e coordenadores pelo amor e responsabilidade que exercem suas funções e oferecem um olhar singular para cada acolhido; aos colaboradores pelo empenho e envolvimento no cuidado com todos; à comunidade em geral (parceiros, padrinhos afetivos, escolas, igrejas, entre outros) que somam com a instituição através de orações e doações que contribuem com seus corações, finanças, tempo, solidariedade e acreditam neste trabalho.
TRANSPARÊNCIA
Acreditamos que um dos valores indispensáveis para o desenvolvimento de um trabalho é a Transparência. O relacionamento com o próximo e a comunidade em que estamos inseridos deve ser pautado pela verdade, e a transparência é o veículo para que alcancemos a excelência no cuidado prestado. Dentro deste pilar fundamental, o Lar Colmeia conta com uma diretoria e assessoria jurídica atuante neste percurso, além de prezar pela realização de uma Conferência Internacional anual de prestação de contas.
“Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.” 2 Coríntios 8.21
Nossa Estrutura
Nossa Estrutura Acolhedora
O Lar Colmeia possui uma estrutura ampla e organizada, em sistema de Casas- Lares, onde as crianças e adolescentes sentem-se protegidas e acolhidas. Cada espaço possui quartos para meninos e meninas, banheiros, sala de estar e jantar, cozinha, despensa, varanda externa e lavanderia.
Para o lazer dos acolhidos tem um ginásio, uma quadra para esportes (futebol, futsal, vôlei e basquete). O ambiente conta ainda com uma rouparia, academia ao ar livre, uma pracinha, dois tobogãs, chimarródromo (espaço para preparar chimarrão – bebida típica do nosso estado do RS), churrasqueiras e uma casa comunitária, na qual são realizadas as atividades, oficinas, estudos bíblicos e comemorações de aniversário e um auditório para as atividades culturais, artísticas, palestras e seminários, cultos religiosos e eventos.
Para realizar os atendimentos técnicos e administrativos, a instituição possui o Centro Técnico em Campo Bom e Novo Hamburgo, com salas para atendimento psicológico, psiquiátrico, psicopedagógico, serviço social e coordenação. Além de espaços para oficinas, refeitório, informática, consultório para atendimento com a técnica de enfermagem e odontológico.