PROJETOS

Conheça e venha fazer parte de nossos Projetos

Projeto Entrelaçando Histórias

Reconhecendo a importância do papel exercido pelas cuidadoras residentes/mães sociais. 

O Lar Colmeia oferece um espaço de capacitação continuada com escuta ativa, diálogo, interação, aproximação, conhecimento e troca de experiências no intuito de melhorar a saúde do trabalhador e o cuidado prestado as crianças e adolescentes.

 

COMO FUNCIONA?

A capacitação consiste na modalidade de grupos formado por 11 cuidadoras residentes através de encontros  mensais, com três mediadores - um coordenador, uma psicóloga e uma assistente social – podendo ser convidado outro profissional de acordo com a temática proposta.  Em cada encontro tem uma temática específica com duração de duas horas.

Depoimentos: Cuidadoras residente/mãe social quanto a importância das Capacitações oferecidas pelo Lar Colmeia.

“Olá! Me chamo Gabriela Oliveira, sou mãe social/cuidadora residente do Lar Colméia Casa Lar NH4, há 1 ano e 5 meses, gosto muito do que faço. É minha primeira experiência como mãe social/cuidadora residente, e durante este período participei de capacitações proporcionadas pelo Lar, tenho a dizer que as mesmas foram de extrema importância para o desempenho da minha função, pois me trouxeram conhecimentos que me fizeram compreender melhor minha atividade com os acolhidos.”

 

“Olá!  Me chamo Fernanda Ferreira, sou cuidadora residente/mãe social no Lar Colmeia – Casa Lar 5, há mais de cinco anos. As capacitações representam para nós mães sociais, a importância do cuidado com as crianças. Aprendemos a lidar com várias situações difíceis que até então eram novas para nós e isto nos ensina agir melhor com as crianças/adolescentes. Conhecemos várias maneiras e estratégias que facilitam o dia-a-dia na nossa função. 

Nestas capacitações interagimos com outras pessoas com experiências e relatos diferentes que, ao ouvir, nos identificamos com elas. Assim, podemos analisar cada situação e aprender novas abordagens para amenizar conflitos ou até evitar que isso aconteça. Além disso, representa um crescimento para a vida pessoal.

Enfim, as capacitações são um meio importante e um aprendizado necessário para ajudar nossas crianças, que é o nosso principal objetivo."



Projeto Reforço Escolar

O Projeto acontece através de professores voluntários de diferentes disciplinas, como: matemática, português, química, física e inglês. A fim de superar os déficits de aprendizagem oriundos de  traumas, rupturas e perdas.

Participe já!

Se interessou? Então envie para nós um e-mail para eqtlarcolmeia@gmail .com ou eqtlarcolmeianh@gmail.com e entre em contado através dos telefones:

(51) 3049.0155  ramal 24 ou

(51) 99810.8015 (WhatsApp) ou

(51) 3191.0360 ou

(51) 99714.3725 (WhatsApp).



Projeto Estágio Profissionalizante

Você é aluno dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia ou Educação Física? Tem vontade de aprender na prática o que está aprendendo em sala de aula?

Que tal, conhecer o trabalho do terceiro setor através do Lar Colmeia e vivenciar uma oportunidade incrível de aprendizado único através de estágios que são oferecidos na instituição. Tem interesse? Quer concorrer a um estágio e fazer parte da história deste trabalho gratificante e de amor?

Participe já!

Se interessou?
Então envie para nós um e-mail para eqtlarcolmeia@gmail.com  ou eqtlarcolmeianh@gmail.com
e entre em contado através dos telefones:
(51) 3049.0155  ramal 24 ou
(51) 99810.8015 (WhatsApp) ou
(51) 3191.0360 ou
(51) 99714.3725 (WhatsApp).



Projeto Somando Saberes

Para desenvolver uma melhor qualidade de vida para os acolhidos da instituição o Projeto Somando Saberes propõe atendimentos especializados na área de psicologia, psiquiatria, psicopedagogia e fonoaudiologia que potencializam o cuidado integral da criança e do adolescente.

O objetivo é amenizar o sofrimento advindo da história pregressa das crianças e adolescentes acolhidas no Lar Colméia, olhar e cuidar o sujeito infantil e juvenil como único, potencializá-lo em suas diversas capacidades de ser no mundo, suscitar o sentimento de pertencimento, melhorar o processo de aprendizagem, diminuir a agressividade na escola e na instituição, fortalecer o vínculo afetivo entre os acolhidos, cuidadoras, suas famílias e comunidade, enfim garantir os direitos dos mesmos de maneira integral e progressiva.

EQUIPE PREPARADA - Para isso, o Lar Colmeia dispõe de uma equipe técnica  preparada para numa visão multiprofissional com as especialidades já mencionadas contribuir no cuidado integral dos acolhidos.



Projeto Alçando Vôo

Pensando na importância de construir junto ao adolescente seu projeto de vida no que tange a consolidação da autonomia como também o processo de desligamento da instituição.

PROTAGONISMO –  O projeto visa proporcionar encontros com os adolescentes na faixa etária dos 14 anos em diante, acolhidos no Lar Colmeia, em que se promova o diálogo, a interação, se trabalhe a autoestima, autonomia e construção de projeto de vida, visando fortalecer seu protagonismo. Os encontros tem por objetivo:

  1. Estabelecer a interação e vínculo;
  2. Promover um espaço de diálogo;
  3. Oferecer um espaço de conhecimento e autoconhecimento;
  4. Estimular a autoestima, autonomia e protagonismo;
  5. Incentivar a construção do projeto de vida.

Uma das ações do protagonismo visam o encaminhamento à cursos profissionalizantes (SENAI, SENAC, ASBEM, entre outras instituições parceiras) ou mercado de trabalho.  

Por isso, a equipe do Lar Colmeia está focada em dar suporte aos acolhidos no auto conhecimento de suas aptidões, habilidades e vocação. Bem como no desempenho para entrevista de emprego e construção do currículo profissional.



Projeto Casas em Ação

Quem não gosta de chegar numa casa aconchegante, cheirosa, organizada e poder curtir momentos de lazer com sua família?! Assistir um filme, comer pipoca em um sofá confortável?!

Como todos sabemos cuidar do cotidiano de uma família, muitas vezes, não é nada fácil e numa Casa-Lar, a mãe social /cuidadora residente precisa estar atenta às necessidades individuais de cada acolhido do Lar Colmeia para atender todas as demandas. Como são atendidos até 10 crianças e adolescentes por casa, é fundamental a utilização de equipamentos que facilitem a rotina da mãe social no preparo da alimentação, na limpeza e organização das casas, na lavagem e secagem de roupas. Por isso, o objetivo é fornecer ferramentas que auxiliem na rotina diária de cuidados que mãe social proporciona para os atendidos dentro de cada casa e para que possa investir mais tempo de qualidade com as crianças e adolescentes.

 

BEM ESTAR E CONFORTO - Com o propósito de revitalizar móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos utilizados em todas as Casas-Lares e a República, o Lar Colmeia criou o Projeto Casas em Ação, para auxiliar as necessidades diárias de cada família social. Devido ao tempo de existência de cada Casa-Lar e pelo número elevado de objetos utilizados diariamente com o tempo é imprescindível a troca dos utensílios estragados ou ultrapassados. Entretanto, os recursos financeiros da instituição são insuficientes para atender às inúmeras necessidades.

 

Para proporcionar o bem-estar e conforto dos atendidos o Lar Colmeia conta com a sua ajuda através de doações financeiras que podem ser feitas na conta da instituição - Banco do Brasil AG 3152-6, CC81791-0. Qualquer dúvida entre em contato conosco pelos telefones (51) 3049.0155 ou (51) 3049.0355 ramal 24.



Projeto Educativo

Criado em 2014 o Projeto EducAtivo visa melhorar a saúde, condicionamento físico e o  rendimento escolar. Também deseja diminuir as tensões e agressividade nas relações sociais entre os acolhidos, pais sociais (cuidadores residentes), colegas, professores e comunidade em geral. 

 Entendemos que a pratica do esporte proporciona disciplina, autocontrole, respeito, integração, ajuda na coordenação motora e a desenvolver habilidades.

 

No projeto são oferecidas aulas de futsal (feminino e masculino), voleibol, basquete e brincadeiras lúdicas como: caçador e taco.

Atualmente o projeto  contempla em média 45 acolhidos (crianças e adolescentes) e ocorre três vezes por semana. As aulas acontecem no ginásio de esporte ou na quadra ao ar livre.



Apadrinhamento Afetivo

Apadrinhe uma criança ou adolescente.  

Seja um super agente transformador de vidas!

 

O padrinho/madrinha afetivo (a) participa ativamente da vida da criança/ adolescente. Pode levá-lo para passear em sua casa e  viajar. Também acompanha o rendimento escolar e a saúde de seu afilhado. Para que o apadrinhamento afetivo ocorra de forma satisfatória os padrinhos e seu afilhado estarão  sendo acompanhados pela equipe técnica do Lar, através de participação de encontros e reuniões onde receberão todas as informações e orientações necessárias.

Nosso projeto pretende proporcionar uma experiência de convivência familiar e comunitária, possibilitando que as crianças e adolescentes criem laços afetivos que favorecem o sentimento de pertencimento e amenizem o sofrimento causado pelo abandono. A instituição acredita que através deste apoio, a criança e o adolescente terão uma melhora no seu desenvolvimento pessoal e social, este vínculo poderá se perpetuar após o desligamento da instituição.

O apadrinhamento afetivo possibilita que o acolhido seja visto na sua singularidade, o que é muito importante uma vez que na instituição está inserido num contexto coletivo. Este projeto quer tocar o coração da comunidade, incentivando a participação nesta experiência de amor e carinho.

Por isso, se você quer ser um super agente transformador da vida de uma criança ou adolescente do Lar Colmeia conheça como nosso projeto é subdividido:

  1. A) PROJETO CONVIVER – Destinado a crianças (sete a onze anos) e adolescentes (12 a 17 anos) de diferentes Comarcas, exceto Novo Hamburgo.

Como é realizado:  através de entrevista realizada pela equipe técnica (psicóloga e assistente social) do Lar Colmeia direcionada aos pretendentes do apadrinhamento afetivo. O projeto identifica os acolhidos que tem autorização judicial e desejam participar e prepara os padrinhos e acolhidos através de oficinas, palestras, reuniões e encontros.

Caso tenha interesse em participar do Projeto Apadrinhamento Afetivo - CONVIVER entre em contato (Fone: 3049.0155 ramal 24) com uma das assistentes sociais do Lar Colmeia e agende uma entrevista.

  1. b) Projeto Apadrinhar Novo Hamburgo -

Este projeto foi criado em 2017 e é uma parceria entre Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Novo Hamburgo, ONG ELO e equipes técnicas das instituições de acolhimento. É destinado somente para crianças e adolescentes de Novo Hamburgo com idade de 10 a 17 anos.

 

QUERO APADRINHAR E MUDAR VIDAS - Se você deseja participar do Projeto Apadrinhar Novo Hamburgo e compartilhar o seu amor é necessário enviar um e-mail para apadrinharnovohamburgo@gmail.com. É importante colocar no e-mail o seu nome completo, telefone de contato e aguardar o retorno com orientação para participar de oficinas preparatórias. Participe já!



Faça sua Doação :)